Com 1h30 de duração, o final da primeira temporada da já renovada Westworld, a mistura impensada e magnífica entre faroeste e ficção científica da HBO, cumpriu a promessa de seus produtores de elucidar algumas das principais questões que fomentaram as teorias dos fãs nesta primeira leva de episódios.

Mas, como em toda boa série de mistério, o episódio de encerramento acendeu novos questionamentos que prometem entreter os fãs até o ano que vem, quando a série retornará para a segunda temporada.

A partir daqui, o texto conterá spoilers sobre a série.

Todo bom fã de Westworld carregou pelo menos duas fortes teorias que se confirmaram neste episódio final: a história é contada em mais de uma linha temporal e o protagonista William é sim, o Homem de Preto vivido por Ed Harris na que parece a linha de tempo mais atual do enredo.

Estas duas revelações por si só, esclarecem porque o Homem de Preto reconheceu a robô que recebeu William no parque há 35 anos e porque vemos a cidade que é centro do labirinto de diversas formas: recém-construída, soterrada e novamente desenterrada.

Mas não sabemos ao certo se William se torna o grande controlador das ações do parque, ao se livrar de Logan. Afinal, não dá pra saber se Logan realmente morre, uma vez que não o vimos morto. Em sua última cena, foi abandonado por William nu em cima de um cavalo nas bordas do parque para torrar ao sol quente escaldante do deserto ou se ele volta e é realmente preterido pelo pai no comando do império, oportunizando para William ascender e se tornar o insensível e obcecado Homem de Preto.

Veja outras questões que restaram após o episódio final:

Onde fica Westworld?

Havia toda uma expectativa para a fuga de Maeve em sua bem sucedida ação para escapar do parque. A anfitriã mais sagaz consegue embarcar no trem que deixa o parque, mas na última hora acaba desistindo da viagem. Uma pista que recebemos ao longo do episódio foi solta por Bernard, que diz que “ela irá fugir para o continente”, revelando que o parque possivelmente está situado em uma grande ilha.

westworld-10-questoes-sem-resposta-2 Os robôs conseguem sair do parque? Algum já saiu?

Ainda na análise da questão anterior, acabamos por não conseguir resposta para esta questão. Claro que já sabemos que não é possível simplesmente fugir, uma vez que uma bomba está instalada em suas colunas vertebrais e, segundo consta, explodiria ao deixar os limites do parque, mas também é verdade que Maeve conseguiu desativá-la e isto pode ter sido tentado antes. Além disso, a Delos – empresa que administra o parque – pretendia enviar um androide para fora do parque com dados que revelariam o segredo do código fonte das máquinas.

westworld-10-questoes-sem-resposta-3

Maeve ainda está seguindo o roteiro da narrativa de Ford?

Bernard revelou para a anfitriã que toda sua aventura não passou de um script pré-definido por alguém, possivelmente por Ford e que nada do que ela fez ou planejou fazer tinha sido por vontade própria, deixando Maeve assustada e revoltada. Bernard revela ainda que no final do script, consta que ela pegaria o trem e fugiria para o continente, coisa que sabemos, não aconteceu. Quando Maeve decide descer do trem e procurar sua filha, teria ela saído do script e agora estaria vivendo sua própria história?

westworld-10-questoes-sem-resposta-4

Quantos parques e mundos simulados existem?

Outra revelação bastante interessante é de que o mundo onde Westworld está situado é muito maior e, assim como no longa dos anos 70 que deu origem à série, o complexo parece conter outros parques temáticos. No episódio final, pudemos observar o que seria um Samurai World, repleto destes anfitriões simulando os famosos guerreiros orientais. Maeve também consegue uma importante informação: sua filha teria sido remanejada para o parque 1, o que sugere que há outros, talvez muitos mundos na série.

westworld-10-questoes-sem-resposta-5

O que aconteceu com Stubbs?

Uma das maiores omissões do final da temporada foi o paradeiro do chefe de segurança Stubbs; Na sua última aparição, ao investigar o sumiço de Elsie, uma das programadoras que estava mais perto de descobrir alguns segredos de Ford, foi emboscado por nativos da Nação Fantasma, mas o desfecho não foi mostrado.

westworld-10-questoes-sem-resposta-6

Quanto da nova narrativa de Ford a plateia VIP assistiu?

Sabemos que eles assistiram de camarote o final na praia entre Dolores e Ted, mas eles também estavam cientes da aventura do Homem de Preto, da Nação Fantasma ou mesmo da fuga de Maeve, que, revelado também fazia parte de um script pré-definido por Ford que deu a falsa sensação de livre arbítrio para a anfitriã?

westworld-10-questoes-sem-resposta-1

Ford realmente morreu?

Um dos personagens mais importantes da série pode simplesmente ter dado adeus à trama? Não teria sido apenas um robô simulando Ford, assim como Bernard simula Albert?

westworld-10-questoes-sem-resposta-7

Quem está no comando dos parques agora?

Supondo que Ford morreu, quem assumirá o parque e seu legado? Bernard que, insano, pode começar a replicar o código que gera a auto-consciência e começar uma verdadeira revolução das máquinas? Ou o Homem de Preto, dono de maioria das ações assumirá as rédeas do negócio? Ainda temos, Lee Sizemore que sempre quis esta posição e total liberdade para gerir as narrativas e os robôs e tem o apoio de Charlotte e da Delos?

westworld-10-questoes-sem-resposta-8

Qual é o grande projeto da Delos por traz das experiências dos parques temáticos?

Mais de uma vez, Charlotte diz que os parques são meros experimentos de uma causa verdadeiramente maior que a Delos persegue. O que realmente planeja a empresa? Fins militares? Supersoldados inteligentes e mais fortes?

westworld-10-questoes-sem-resposta-9

Albernathy poderá recriar os robôs de Albert e Ford?

O anfitrião Albernathy, que porta os segredos dos projetos de Ford em sua memória terá papel importante na replicação de novos robôs conscientes? A Delos conseguirá acessar esta informação ou levá-la para fora do parque?

westworld-10-questoes-sem-resposta-10

Bom, estas são apenas algumas das dúvidas que surgiram após o épico final. O melhor é que Westworld é um material tão precioso e rico em possibilidade, que vamos ter bastante com o que nos entreter até o retorno da série.