E para quem adora torcer o nariz quando o assunto é Syfy, o canal mostra que tem potencial para desenvolver produtos de primeira. Anunciado como o “Harry Potter” para adultos, The Magicians está em sua segunda temporada nos Estados Unidos recebendo muitos elogios da crítica especializada.

Tanto que o canal aproveitou a deixa e lançou um promo dedicado a destacar as menções positivas que a série tem recebido.

Por aqui, a Netflix disponibilizou a primeira temporada completa desde 15 de fevereiro.

Nas primeiras notícias sobre esta nova série do Syfy, o apelido “Harry Potter para adultos” sempre era citado. Baseada na obra de Lev Grossman, que também assina o roteiro do projeto, o título é bastante condizente se considerarmos que à primeira vista, The Magicians também tem um mundo secreto, onde a mágica funciona, também recruta pessoas com potencial para estudarem magia (aqui, uma faculdade), também tem uma entidade maligna bem ao estilo Valdermort que quer acabar com os caras bonzinhos e, por fim, também tem uma profecia envolvendo um dos alunos e o destino do mundo.

E na verdade, se nos concentramos nisto, acaba por ser uma coisa que incomoda bastante, pois a série parece intencionalmente buscar as semelhanças como chamariz de um público que ainda não conhece o livro e que por isso não saiba que nada é exatamente o que parece, ou pelo menos, nem tudo. Em resumo, existe potencial para trilhar um caminho bem diferente.  De adulto, o cenário da Academia Brakebills, uma espécie de faculdade com um processo seletivo que realmente tem cara de vestibular, há algumas cenas mais picantes e mortes no primeiro episódio.

The Magicians Syfy 02

A trama não foge do perfil de série teen no piloto, há climinhas românticos, paixões platônicas, sexo, o que deixa todo o episódio piloto com mais cara de uma série da CW do que do próprio Syfy, mais conhecido pelas tramas espaciais, futurísticas e as produções trash da parceira com a produtora Aylum (Sharknado, Lavantula).

A trama é centrada em Quentin Coldwater (Jason Ralph), um jovem com inteligência acima do normal, mas sem propensão social, que inicia a trama em um hospital para doentes mentais. O jovem começa a manifestar seus poderes e acredita que está enlouquecendo. Ele próprio decide se dar alta e acaba sendo atraído para a Academia Brakebills, uma faculdade para magos, que fica oculta dos olhos dos meros mortais. Desde criança é apaixonado por uma série de livros intitulados Fillory and Further, que narra a existência desse mundo mágico escondido.

The Magicians Syfy 01

Quentin é amigo de Julia (Stella Maeve), por quem tem parece ter uma óbvia queda romântica. A garota, inicialmente, o vê apenas como um amigo, mas é por causa dela que Quentin, desde pequeno, acredita que a magia realmente existe no mundo. Julia também é levada a fazer o processo seletivo para entrada na Academia, mas não é aprovada, o que a deixa completamente perturbada e obcecada. Ela acaba sendo influenciada por um estranho e decide estudar magia por conta própria, o que tende a se revelar algo extremamente perigoso.

The Magicians Syfy 03-vert

Já na Academia, Quentin começa a dar sinais de que não só tem poderes, mas eles são mais fortes e impressionantes do que ele imaginava. Lá, é recebido e guiado por dois outros alunos Eliot (Hale Appleman) e Margo (Summer Bishil – no livro, a personagem se chama Janet), dois amigos inseparáveis e com problemas comportamentais nítidos. Gostam de festas, bebidas e claro, Margo parece ser a predadora sexual da turma, mas ela pode vir a ser bem mais que isso.

Quentin terá como colega de quarto, Penny (Arjun Gupta), um rapaz mais reservado, que protagoniza as cenas mais quentes do primeiro episódio, transando em pleno ar. Penny tem, interesse por magias arcaicas e pouco exploradas e escuta vozes de outros mundos e será um companheiro de Quentin nos desafios que ainda virão.

The Magicians Syfy 05

Quentin terá um novo interesse romântico vivido pela atriz Sosie Bacon (filha do ator Kevin Bacon com Kyra Sedgwik), que dá vida à Alice. Eles acabam bem próximos; ela será sua melhor amiga nesta nova fase da vida. Alice é reservada, uma aluna dedicada e acima da média, que desperta a inveja dos outros alunos, uma vez que acham que ela é esnobe por ser muito rica e vir de uma família que faz parte de uma linhagem tradicional de magos, o que a faz extremamente poderosa. Alice tem obsessão por conseguir contactar “o outro lado” e falar com seu irmão já morto.

The Magicians Syfy 06

No primeiro episódio, um ser sobrenatural conhecido como “A Besta”, cuja face é ofuscada por uma enxame de insetos, consegue invadir a Academia e atacar dois professores. No primeiro momento, ninguém consegue reagir a um feitiço que os paralisa, exceto Quentim, que é notado pela besta. Este será o grande vilão da série. Quentin descobrirá que “A Besta” já foi um ser humano e faz parte do livro que ele tanto gostava, que definitivamente não é só mais uma ficção.

O piloto oscila entre bons efeitos – como o visual do vilão, A Besta – e efeitos bem fracos, como a sobreposição de imagens que denunciam se tratar de chroma-key ao mostrar as passagens entre o mundo real e o mundo mágico, onde fica a Academia.

The Magicians Syfy 07

Claro que um episódio não define o sucesso da série. Apesar de alguns elementos muito batidos, a trama tem consistência e potencial para fisgar um nicho cativo e saudoso das aventuras do outro bruxinho famoso. Se a série seguir o clima mais soturno dos livros, ela tende a crescer bastante já que a obra contempla uma série de eventos bem violentos, que esperemos que sejam retratados pelo Syfy.

Confira o promo:

Participe do Grupo no Facebook:

Facegroup Magicians

Veja a galeria com os principais personagens da série:

JASON RALPH É QUENTIN COLDWATER

Jason Ralph interpreta o protagonista da série, Quentin Coldwater, que desde pequeno acredita em um secreto e misterioso mundo repleto de magia.

SyFy-The-Magicians-Jason-Ralph-As-Quentin

STELLA MAEVE É JULIA

Stella Maeve interpreta Julia, uma rica e brilhante estudante de magia, que não se conforma de não ter sido aceita pela academia. Como vingança, começa a estudar magia por conta própria, sem saber o grave perigo que isso pode causar.

SyFy-The-Magicians-Stella-Maeve-As-Julia

SOSIE BACON É ALICE QUINN

Sosie Bacon (filha do ator Kevin Bacon com Kyra Sedgwik) dá vida à Alice, melhor amiga de Quentin. Uma jovem reservada, que causa inveja nos demais membros da Academia Brakebills, pois descende de uma linhagem tradicional de magos e é extremamente poderosa.

SyFy-The-Magicians-Cast-Sosie-Bacon

HALE APPLEMAN É ELIOT WAUGH

Eliot, um poderoso mago, porém com problemas comportamentais e com a bebida, o que acaba sempre causando grandes problemas.

SyFy-The-Magicians-Hale-Appleman-As-Eliot

SUMMER BISHIL É MARGO

Margo (nos livros, o personagem se chama Janet), companheira inseparável de Eliot, também é poderosa e é incompreendida pelos demais alunos.

SyFy-The-Magicians-Summer-Bishil-As-Margo

ARJUN GUPTA É PENNY

SyFy-The-Magicians-Arjun-Gupta-As-Penny

 

  • Mateus Alberto

    Tem na Netflix?