Claro que a pergunta do momento é se Jon Snow está morto ou voltará, mas além desta que parecer ser a grande questão da sexta temporada da série da HBO, que retorna em abril, existem diversas outras perguntas ainda não respondidas que são cruciais para o desdobramento da série.

Obviamente que o fato de Game of Thrones ser inspirada na saga literária de George R.R. Martin permite que os leitores tenham acesso a algumas informações com alguma (e cada vez menor) antecedência, mas não é de hoje que a série de TV enverada por trilhas diferentes das dos livros. Assim, focando especificamente na trama da TV e nas tantas coisas acontecendo em tantas partes diferentes dos setes reinos de Westeros, é claro que há espaço para ganchos e especulações em diversas subtramas. Por exemplo, as aventuras de Arya em Braavos, a saga de Daenerys com mais um revés, o destino de Margaery, a vingança de Cersei, após o golpe da igreja e a humilhação pública.

Pensando nisso, listamos dez das mais importantes questões paralelas das quais precisamos desesperadamente de respostas:

Atenção!
Cuidado! Contém informações gerais sobre o enredo do livro e da série

[tie_slideshow] [tie_slide]

O que realmente motiva os caminhantes brancos?

White Knight Game of Thrones
Bom, já sabemos que estes homens de gelo são poderosos e representam um grande perigo aos sete reinos, a medida que avançam para além da grande muralha. Podem ressuscitar os mortos, criar tempestades de gelo e névoa, não morrem mesmo que atravessados pela maioria das espadas de aço de Westeros, mas o que os motiva? O que eles realmente querem? Por que deixar o conforto friozinho do Norte e rumar para terras mais quentes e suas batalhas com os homens?

Sua origem, cultura e motivação continuam como um dos maiores mistérios da série. Basta lembrar que, antes de eles estrelarem sequências sensacionais de batalha como as das temporadas anteriores, foram os próprios que m enigmaticamente abriram os tralhados da série. A primeira cena do primeiro episódio foi dedicada a eles, o que por si só revela sua relevância. Então, é óbvio que eles têm algum motivo para quererem derrubar Westeros.

Poderia ser apenas desejo de controlar mais terra, expandir domínios ou aumentar seu rebanho? Teriam eles relação com os primeiros reis dos homens? Seriam eles, inclusive, descendentes dos mais legítimos herdeiros do trono de ferro?

Enfim, são muitas as perguntas das quais ansiamos por respostas sobre os zumbis de gelo de Game of Thrones. Será que algum dia vamos saber mais sobre eles?

[/tie_slide] [tie_slide]

Arya está permanentemente cega?

Arya Cega

Com a gravidade da situação, a cegueira que acometeu Arya no final da quinta temporada, está figurando entre os maiores questionamentos dos fãs.

Ela perdeu sua visão depois de surrupiar e usar um rosto do acervo do deus de muitas faces para cometer um assassinato, tendo, assim, “roubado” uma vida da divindade cultuada no tempo preto e branco em Braavos.

Mas será que esta condição é permanente? De alguma forma ela poderá recuperar sua visão? Isso pode acarretar em sua expulsão do templo?

Até seria bom, já que estamos todos ansiosos para que o enredo de Arya se expanda e que ela não fique o tempo todo presa ao templo e aos testes aos quais sua vida se resumiu recentemente. Ela não seria mais útil no Norte junto com os outros Starks que ainda vivem?

[/tie_slide] [tie_slide]

Quais são as intenções dos Dothraki?

Daenerys e os Dothraki

Depois de colocados um pouco de lado, após a morte de Drogo e a perigrinação de Daenerys, os Dothraki surpreendentemente retornaram à cena, prestes de ter a chance de se vingar (ou ajudar) sua antiga Khaleesi.

Uma das questões sobre esta situação em especial é se Drogon tinha consciência de onde ele a estava levando. Foi aleatório, proposital ou conveniente?

Por hora, não dá para saber como esta história deve seguir, mas é certo que Daenerys nunca foi unanimidade entre os cavaleiros, mas também é inegável que ela impressionou as tribos, quando saiu intocada de um incêndio e conseguiu fazer com que os ovos de dragão chocassem.

Ela será prisioneira ou novamente elevada a rainha?

Sabe-se que seus amigos preparam-se para tentar resgatá-la, mas Dany já provou que tem lábia e eloquência suficiente para seduzir multidões. Quem sabe não é agora que ela conseguirá unir Dothraki e Imaculados e assim angariar todo o poderio que precisa para conquistar de vez Porto Real?

[/tie_slide]

[tie_slide]

Os Filhos da Harpia ainda são uma ameaça?

Filhos da Harpia

No novo posicionamento das peças deste tabuleiro que é Westeros, aparentemente eles parecem um pouco insignificantes em comparação com algumas das outras ameaças que o mundo enfrenta, mas será que os Filhos da Harpia ainda terão espaço na 6 ª Temporada?

Daenerys está em outro cenário, mas deixou para trás seu reino em Meereen, inclusive sob o comando de Tyrion Lanister, que é um personagem de grande destaque na saga. Sabemos que muitos deles foram assados por Drogon, mas na última emboscada, vimos que eles são muitos e é razoável acreditar que exista um líder, cuja face ainda não foi apresentada. Poderia um dia se tornar um aliado na conquista de Porto Real ou uma pedra permanente no caminho de Dany?

Serão personagens importantes no desfecho que se aproxima ou apenas uma escada para Daenerys e Tyrion construírem suas trajetórias?

 [/tie_slide] [tie_slide]

Em que deus se pode confiar em Westeros?

Melissandre

The Old gods (Norte), a Fé dos Sete (Porto Real e a maior parte de Westeros), o deus Afogado (Homens de Ferro), o deus de muitas faces (Braavos) e R ‘hllor ou Senhor da Luz (Melisandre e companhia). A religião parece ser um negócio muito forte em Westeros, mas existe uma religião verdadeira, várias ou nenhuma delas é digna de confiança?

É um desafio tentar provar quais das tantas religiões representam uma doutrina verdadeira que realmente esteja em busca paz, amor e compaixão. Ou, como em um filme já visto por aqui, são apenas homens que desejam fazer mau uso da fé de tanta gente crédula?

Existem elementos que poderiam apontar credibilidade em várias das religiões dos sete reinos, mas ainda assim não está claro se alguma é de fato confiável. Um dos mais intrigantes é o Senhor da Luz de Melisandre. Ela abriga claramente grande poder, como comprovado por seu “Baby Shadow”, mas notadamente percebemos que ela se sentiu decepcionada quando viu Stannis cair.

Sabe-se que teremos outras sacerdotisas vermelhas em 2016 e que ela irá desempenhar um papel enorme na temporada 6, mas sua fé será abalada pela morte Stannis ou ela perderá poder e status para outra bruxa mais poderosa?

[/tie_slide] [tie_slide]

Como Jaime irá se vingar?

Jaime-e-Myrcella

Apesar de ser pai de três filhos, Jaime jamais teve a chance de criar vínculos paternais com eles, uma vez que sua própria condição de pai é um dos mais cabeludos e perigosos segredos dos setes reinos, ainda que haja grande especulação sobre os atos incestuosos que os trouxeram ao mundo. Joffrey, Myrcella e Tommen parecem caminhar para destinos terríveis, um a um. Depois de perder Joffrey (que não faz falta) envenenado, agora viu Myrcela padecer do mesmo mal. Mas ela foi  a única com qual pôde, mesmo que por breve momento, desfrutar de momentos paternais, antes de morrer em seus braços envenenada por Ellaria Sand.

A cena foi realmente tocante e aparentemente isso pode ser o estopim que vai reacender o lado cruel de Jaime Lannister, que vinha sendo humanizado nas últimas temporadas.

E nem sabemos o que é pior: voltar à Dorne e tentar matar a ardilosa algoz de sua filha ou enfrentar a ira de uma Cersei mais amargurada que nunca, quando souber que sua única menina morreu e que Jaime não foi capaz de protegê-la? Vale lembrar que a profecia que sempre atormentou Cersei está pouco a pouco se tornando realidade. Para ela, só sobrou um filho. E sabemos que ele não é nem de longe o mais forte.

[/tie_slide]

[tie_slide]

E os homens de ferro?

Game-of-Thrones-Greyjoy

Como tantos outros personagens, grupos, temas e histórias, os homens de ferro foram deixados de lado e nunca realmente voltaram à cena, apesar de sua relevância nos livros.  Já foi anunciado que veremos mais sobre eles em 2016, mas de que forma eles se encaixarão no grande esquema das coisas?

Claro que Theon deve ter um importante papel na reunião dos Starks no Norte, mas já é tarde para que histórias paralelas sejam introduzidas na série e assim, corremos o risco de que eles acabem sendo retratados de forma superficial como é com Dorne.

[/tie_slide] [tie_slide]

Quantos Cleganes ainda vivem?

The CleganesA resposta poderia ser dois, um ou nenhum.

Ninguém pode dizer ao certo, mesmo se “um” pareça ser a resposta mais provável. Gregor, o Montanha, deveria ter sido finalizado pelo Príncipe Oberyn no sangrento duelo da quarta temporada, mas todos nós sabemos como terminou este alucinante confronto.

Nos seus últimos fragmentos de vida, teve em Qyburn seu Dr. Frankenstein pessoal e, no final da 5ª temporada, tivemos um vislumbre de que ele ainda está por aí. Não sabemos se exatamente vivo, certo?  Tudo o que podemos dizer até agora é que ele continua muito forte e que agora está… azul.

Está claro que ele será um instrumento realmente importante na vingança de Cersei e deve ter algum destaque no retorno da série.

Além  de Gregor, temos Sandor, o Cão de Caça, que aparentemente morreu. Mas alguém realmente o viu morrer? Há teorias muito interessantes que sugerem que ele poderia ter sido resgatado pela Irmandade Sem Bandeiras, que servem ao Senhor da Luz, o qual já sabemos, pode ressuscitar os mortos.  E, algo me diz que a história dele com Arya ainda poderia ter algumas páginas interessantes a serem apresentadas.

[/tie_slide] [tie_slide]

Quem é o próximo na linha de sucessão após Tommen?

Rei Tommen e Rainha Margaery

Sentar no trono de ferro não é exatamente algo que pode se chamar de auspicioso ou que traga sorte.

Nos últimos tempos, Westeros tem trocado de rei mais do que em qualquer outro momento na história e tem tanta gente de olho nesta cadeira que não será surpresa se na sexta temporada, um novo monarca comande Porto Real e os sete reinos. Ou pelo menos, que o trono fique à deriva, agravando ainda mais a crise política que acomete os reinos.

Além disso, a profecia que tanto atormenta Cersei está cada vez mais perto de se concretizar e é bem possível que ela chegue a cabo já na sexta temporada. Se Tommem morrer agora não existem herdeiros e ninguém na linha de sucessão.

Seus irmãos se foram e ele não tem filhos. Stannis, o rei por direito segundo a linhagem Baratheon, se foi também e, antes dele sua filha, Shireen. Na verdade, não há ninguém para assumir o trono, embora tecnicamente é Daenerys Targaryen a mais forte requerente, embora não podemos desconsiderar que Margaery ainda seja tecnicamente a Rainha, ainda que ela não esteja em uma posição muito confortável neste momento atual.

Claro que Cersei vai se agarrar a este trono com unhar e dentes, mas talvez, a sexta temporada seja o momento em que ela se dedique mais a sua vingança e, provavelmente, no meio desta confusão política, Daenerys finalmente surja em Porto Real e a roda gire!

[/tie_slide]

[tie_slide]

E Bran Stark?

bran antes e depois

Esquecido na temporada anterior, sabemos que Bran Stark está no Norte.  Ele está na árvore sagrada. Mas isso é tudo que sabemos. Bran volta na nova temporada, inclusive, bem diferente da última vez o que vimos, já que como todo adolescente, o ator cresceu rapidamente. Junto com ele vamos rever seus fiéis companheiros Hodor e Meera e com eles uma incrível quantidade de perguntas que poderíamos fazer.

Quando é que vamos voltar a vê-lo? Será que ele já concluiu o seu treinamento? Qual o papel que ele pode desempenhar na guerra global? Será que ele vai se reconectar com os outros Starks? As teorias sobre ele ter salvo Jon Snow se cumprem? Quem e o que é o corvo?

[/tie_slide]

[tie_slide]

Clique e descubra 10 rumores sobre a nova temporada que você precisa conhecer.

Confira o teaser da nova temporada:

[/tie_slide]

[/tie_slideshow]

[follow id=”tvexpert” count=”true” ]

lf4

  • Rúbia Nakonetchnyi

    Boa matéria