Tanto as obras mais pops como a saga As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin que originaram a badalada Game of Thrones, como nas mais clássicas como Guerra e Paz, de Tolstoi que inspirou War & Peace, a delicada e recente minissérie britânica da BBC, o fato é que a boa literatura persiste tanto nas prazerosas viradas de página como no clique de um controle remoto.

Hoje, SeriExpert, fez uma seleção de 10 séries, cujas ideias originais estiveram e estão até hoje ao alcance de suas mãos em bibliotecas e livrarias.

War and Peace (Guerra e Paz)

Esta minissérie da BBC, levada ao ar no início de 2016, é uma adaptação primorosa da igualmente primorosa obra do escritor russo Tolstoi. A série se passa no início do século XIX, época em que a Rússia passava por períodos de instabilidade, com a aproximação de Napoleão Bonaparte da fronteira. Narra a vida de três jovens, Natasha Rostova, Pierre e Andrei. Os três nasceram numa classe privilegiada, mas sempre buscaram uma vida mais completa do que a superficialidade de sua própria condição. Natasha quer encontrar o verdadeiro amor, Pierre quer tornar o mundo um lugar melhor e Andrei procura uma vida com mais significado. O livro com mais de 1000 páginas tornou-se um belo desafio para a emissora britânica, que realizou uma obra tão imperdível como a original.

Olha só este trailer:

 

The Man in the High Castle

Produzida pela Amazon, portal de streaming concorrente da Netflix e, baseada na obra homônima de Philip K. Dick, The Man in the High Castle é um bem cuidado drama de época, que mostra uma realidade distópica na qual os Estados Unidos teriam perdido a Segunda Guerra Mundial e acabaram sendo colonizados e submetidos por Alemanha e Japão, que dividiram o território ao meio em duas grandes colônias: Os Estados Japoneses do Pacífico, na Costa Oeste; o Grande Reich Nazista, na Costa Leste, além de uma faixa central neutra no território das Montanhas Rochosas que serve como Terra de Ninguém e foco de grupos de resistência.

Vencedora de 2 Emmy, a série estreará sua aguardada segunda temporada no próximo dia 16 de dezembro.

Confira o trailer:

Outlander

Baseada na série literária de mesmo nome e que no Brasil é conhecida como A Viajante do Tempo da conceituada romancista Diana Gabaldon, a série narra a vida de Claire, uma enfermeira de combate na Segunda Guerra Mundial que, em uma visita ao Stonehenge, o mítico monumento de pedras que faz parte de uma série de crenças e lendas do Reino Unido, acaba misteriosamente sendo levada para o remoto ano de 1743 e imediatamente é inserida em um mundo desconhecido de aventuras que a fazem temer pela própria vida. Casada no seu tempo, acaba conhecendo e se envolvendo com o destemido guerreiro escocês, em uma linda história de amor e guerra, emoldurada por uma fotografia e caracterizações de encher os olhos pelo canal americano Starz.

The Mists of Avalon (As Brumas de Avalon)

A única adaptação para a TV baseada na obra de 1983 da escritora Marion Zimmer Bradley, famosa feminista americana, foi exibida pelo canal TNT com grande sucesso tanto de audiências como nos prêmios Emmy, nos quais foi nomeada na categoria de Melhor Minissérie.

Com Julianna Margulies como a protagonista, The Mists of Avalon é das mais populares adaptações da lenda arturiana e conta a história da perspetiva da vilã, Morgaine la Fey. Aqui, Morgaine é meia-irmã do futuro rei Arthur. Os dois não crescem juntos, visto que Morgaine é levada pela tia Viviane (interpretada magistralmente por Anjelica Huston) para Avalon e Arthur é mandado para fora da corte de Uther para a sua segurança. Os dois se reencontram anos mais tarde, na Ilha de Avalon em circunstâncias peculiares.

Confira o trailer:

Childhood´s End (O fim da Infância)

Uma ambiciosa e brilhante adaptação pelo canal Syfy do clássico da ficção científica de mesmo nome, escrito por Arthur C. Clarke em 1953.

Estamos em pleno Século XXI e temos milhares de olhos humanos e eletrônicos monitorando nossos céus. Teríamos percebido. Mas não percebemos. A vida seguia seu fluxo, quando naquela tarde, as gigantescas espaçonaves apareceram nos céus de pelo menos umas quarenta grandes cidades ao redor do mundo. Toda a comunicação foi prejudicada. Os sinais de celular, televisão e rádio entraram em colapso. Aviões simplesmente foram paralisados em pleno ar para, então serem suavemente serem pousados em segurança. Tudo para que a grande entrada dos Senhores Supremos (Overlords) acontecesse da forma mais magnânima e onipresente possível. A chegada de extraterrestre na Terra causa pânico e desconfiança, ainda mais quando os visitantes, visivelmente com tecnologia superior a nossa, decidem não revelar seu rosto, mas prometem que não só vieram em paz como irão livrar a humanidade de toda guerra, fome e doença que a acomete anunciando o começo da Era de Ouro do Homem. Resta saber se o presente é bom demais para ser verdade.

Confira o trailer:

The Pillars of the Earth (Os Pilares da Terra)

Com um elenco arrebatador e baseada na obra homônima do escritor galês Ken Follett, a minissérie do canal Starz conta com nomes como Donald Sutherland, Hayley Atwell, Sam Claflin, Eddie Redmayne, Sarah Parish, Ian McShane, Liam Garrigan, entre muitos outros.

The Pillars of the Earth centra-se essencialmente na construção de uma catedral durante o tempo em que Inglaterra viveu conturbados tempos durante a época da Anarquia. Um dos aspetos mais fascinantes da minissérie é que, apesar de só ter 8 episódios, faz com que odiemos e adoremos as personagens com tanta intensidade como se já os conhecêssemos há temporadas e temporadas. É uma história com um fundo profundamente religioso e, por conseguinte, com um tom ideológico carregado, mas ainda assim, sobra espaço para romance e bruxaria.

The Shannara Chronicles

Baseada na saga literária de Terry Brooks, a MTV lançou esta série prometendo ser um novo Game of Thrones, mas a atração tem elementos que a aproxima mais (guardadas as devidas proporções, claro) de O Senhor dos Anéis, inclusive, na estrutura básica da narrativa, pois, em linhas gerais, vemos: um grande mal contido há muito tempo ameaça novamente tomar o mundo. Uma profecia diz que apenas um escolhido pode impedir que isto aconteça, mas precisará enfrentar uma jornada repleta de perigos para sacramentar um objeto mágico, que derrotará os inimigos.

A série tem um atrativo curioso: a ação não se passa em um mundo paralelo, mas na própria Terra, em que milhares de anos no futuro, após ter sido dizimada por um holocausto nuclear, regrediu a uma era similar à medieval. Em uma espécie de evolução, a própria abertura da série leva a crer, que teria sido dos seres humanos, após mutações, que os elfos, anões, gnomos, duendes e trolls e toda uma horda de criaturas mágicas se originaram. Ainda não se sabe, no entanto, como a magia surgiu neste mundo, no qual ainda é possível encontrar ruínas de construções, veículos e outros vestígios da gloriosa civilização humana, agora, tomados pela ação do tempo.

Confira o trailer:

The Leftovers

O que aconteceria de milhões de pessoas simplesmente desaparecessem, sem deixar nenhum vestígio. Certamente você se perguntaria o que houve e para onde foram, certo? Alguns acreditam em arrebatamento bíblico, outros em abdução alienígena e outros nem conseguem criar teorias.

Pois bem, esta série incrível da HBO, baseada na obra de Tom Perrotta, que inclusive, co-assina a adaptação para a TV, foca no caos e nas vidas destruídas dos que ficaram – os deixados para trás e as irreversíveis sequelas em suas vidas, mentes e crenças.

Com atuações extenuantes e episódios que nos deixam apaixonadamente confusos e perplexos, a série chegará ao final em sua terceira temporada, programada para o início de 2016.

Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito)

Uma adorável adaptação para a TV deste clássico da literatura inglesa e universal, Pride and Prejudice, de Jane Austen.

A minissérie gira à volta da família Bennet e da luta da mãe para casar as suas cinco filhas. Apesar de ser Jane, a mais velha e bonita dos Bennet, é Elizabeth, a segunda mais velha a grande protagonista. Lizzie é a típica personagem de Jane Austen. Uma rebelde, que se impõe aos costumes de casamento da época. Jane acabou por se apaixonar pelo homem rico com o qual a mãe a queria casar, Mr. Bingley, mas Elizabeth luta contra os seus sentimentos por Mr. Fitzwilliam Darcy, o melhor amigo do futuro cunhado e uma personagem fria e aparentemente desinteressada.

The 100

Baseada na série literária de Kass Morgan, em um futuro distópico, a Terra é arrasada por armas nucleares em um evento global que deixa a vida no planeta insustentável. As nações se unem e constroem estações espaciais, denominadas arcas onde os escolhidos, ficarão na órbita da Terra, aguardando a radiação baixar para que possam retomar suas vidas.

Quase 100 anos depois, novas gerações surgem e os recursos começam a colapsar. É hora de arriscar ou a humanidade poderá ser extinta para sempre. Sem internet ou câmeras que permitissem monitorar o que aconteceu com o planeta neste século inteiro em que estiveram ausentes, o conselho decide enviar 100 jovens delinquentes (considerados vidas descartáveis para a sociedade, em caso de falha do experimento) para checar as condições de retorno ao planeta. Cada jovem leva uma pulseira que emite seus sinais vitais para as arcas espaciais e uma a uma, as pulseiras vão se apagando. No novo mundo, muita coisa mudou e há perigos maiores do que apenas um ambiente hostil.

Confira o trailer:

  • Ramsés Abreu

    SÓ AI JÁ VI The 100.The Shannara Chronicles.Childhood´s End (O fim da Infância).The Man in the High Castle