Apesar de manterem a esperança até o último momento, os fãs de Constantine, série sobrenatural da NBC, vão ter que se conformar. Hoje, o produtor da série Daniel Cerone anunciou em sua conta do twitter, aquilo que todos os rumores propagavam: a emissora desistiu de produzir uma nova temporada da trama.

Porém, seu comentário teve ar de reticências e não de ponto final, pois Cerone declarou que a Waner Bros. neste momento, procura uma nova emissora que tenha interesse em bancar a produção, que não é das mais baratas.

Curta nossa Página no Facebook

Ainda assim, a emissora oficialmente afirmou que o canal Syfy, do mesmo conglomerado de comunicação e a quem, estavam sendo depositadas todas as fichas na esperança de uma sobrevida, também não assumirá o projeto.

Além dos altos custos de produção, devido requerer muito investimento em efeitos especiais, Constantine vinha sendo ameaçada pelo fantasma da baixa audiência desde os primeiros episódios.

Exibida nos Estados Unidos nas noites de sexta-feira da TV aberta pela NBC, havia grande expectativa de que a série tivesse resultados mais expressivos na exibição ao vivo. Em uma tentativa de salvar o show, a NBC mexeu na grade e inverteu seu horário, exibindo mais cedo, antecedendo os episódios de Grimm, que mantém-se dentro da meta da emissora.

O fato é que, por alguma razão, não só não deu certo, como Constantine afasta a audiência que retorna em seguida para ver Grimm, causando um acréscimo médio de quase 1 milhão e meio de telespectadores que preferem ver as divertidas histórias sobrenaturais do detetive Nick Burkhardt, em vez das aterrorizantes e relativamente bem produzidas cenas de horror de Constantine. Para desespero da NBC, a série chegou a ocupar a quarta colocação no horário, perdendo até para um programa de vídeocassetadas da FOX.

Constantine – Audiência Americana (em milhões de expectadores na faixa 18-49 anos, referência para o mercado publicitário americano)

1×01 – 4.280
1×02 – 3.060
1×03 – 3.140
1×04 – 3.470
1×05 – 3.540
1×06 – 3.340
1×07 – 3.170
1×08 – 3.300
1×09 – 3.060
1×10 – 3.500

Ainda assim, a série advinda das sagas de quadrinhos Hellblazer sempre conseguiu arrebanhar um público razoável e conquista muita repercussão nas reapresentações, por streaming e no gravado. Segundo os executivos da emissora, a audiência no ao vivo é o maior desafio, mas existe muito carinho, interesse e uma grande variedade de histórias que a série pode contar.

Enfim, uma pena.