Constantine oficialmente estreou na sexta, dia 24/10, quase 5 meses após seu piloto ter vazado na internet, visto, comentado e não raramente criticado por milhões de fãs ao redor do mundo. Apesar de já anunciado que a emissora faria sérias alterações no material que iria ao ar, com o objetivo de aproximar a série dos quadrinhos Hellblazer, de onde é inspirada, o piloto foi ao ar com pouquíssimas alterações, mas suficientes para confirmarem a decisão de afastar a personagem Liv (Lucy Griffiths) da narrativa principal e introduzir uma nova personagem feminina como possível affair do caçador de demônios e protagonista.

john_constantine_hellblazer_vertigo_comics_desktop_1280x1024_hd-wallpaper-471051_zpsff0ead50[1]Matt Ryan como Constantine imprime o tom sarcástico do personagem e parece ter sido uma escolha acertada. Seu sotaque britânico forte também completam uma boa caracterização. Ele tem tiradas engraçadas e reconhece que é um arrogante, mas eficiente mestre do oculto.

Tal qual no piloto vazado, a trama começa na Inglaterra com o caçador de demônios internado em um sanatório (por livre e espontânea vontade, diga-se de passagem), numa tentativa de se manter afastado do seu terrível ofício e suas consequências.

Nossa primeira percepção do exorcista mais famoso dos quadrinhos, é que ele está cheio de remorso e culpa por uma decisão nada ortodoxa tomada no passado que acabaram condenando um criança inocente. As cenas são mostradas de forma fragmentada e somente mais tarde, sabemos que, na tentativa de destruir um demônio mais fraco, Constantine acaba invocando um outro mais forte conhecido como Furcifer, um ser que manipula campos elétricos, inclusive os do corpo humano morto. Seu objetivo era forçar a Furcifer que levasse o mais fraco de volta ao inferno e libertasse uma garotinha de seu domínio. As coisas não saem como esperado e a pobre garotinha Astra (Bailey Tippen) acaba sendo arrastada e tendo sua inocente alma condenada ao fogo eterno. Isso é suficiente para deixar nosso herói se corroendo de remorso.

Esta cena completa não é apresentada no piloto, apenas narrada e alguns fragmentos exibidos.

Terapia de Choque no Hospício
Terapia de Choque no Hospício

No hospício, há passagens engraçadas como ele pedindo e aproveitando uma sessão de choque elétrico ou a uma dessas reuniões de auto ajuda em que nitidamente ele fica irritado com o depoimento de um cara que acha que o mundo pode acabar se ele não desrosquear um pote 9 vezes. Distraído com o papo fútil (afinal, ele sim tem motivos de estar em terapia), Constantine nota uma trilha feita com aquelas assustadoras baratas cascudas enormes que se vê nos filmes americanos e que vai dar em uma interna que está claramente possuída. Constantine até tenta dar meia a volta e fingir que não se importa, mas ele é bom demais nisso para deixar passar a vontade. Ali mesmo faz um exorcismo e percebe que está perdendo tempo trancafiado no hospício, quando muita coisa feia acontece no mundo lá fora. Na parede um recado: “Liv tem que morrer“.

Constantine na primeira cena de Exorcismo
Constantine na primeira cena de Exorcismo

Da Inglaterra, o corte nos leva aos Estados Unidos, onde Liv aparece pela primeira vez. É impossível não notar que a atriz Lucy Griffiths tem semelhanças com a mocinha do longa Constantine vivida por Rachel Weisz e que, obviamente, os roteiristas inicialmente queriam que rolasse algo mais profundo entre ela e Constantine.

O roteiro faz com que compremos a ideia de Liv é uma garota comum, sem nada de especial, o que estaria prestes a mudar. A propria personagem reforça sua insignificância quando pergunta a um colega de trabalha quem tem mais chances de subir na vida, uma garçonete ou ela que trabalha como vendedora de carros

Na primeira cena de suspense, vemos a garota caminhando pela rua e à medida que passa, as lâmpadas se apagam, assim como seu carro, que morre completamente. Depois,  o asfalto começa a ceder, engolindo carros e abrindo uma cratera imensa. Constantine aparece dirigindo um táxi e se apresenta formalmente, mas a garota bastante atrapalhada (naquelas cenas que prenunciam um interesse romântico nascendo), o afasta.  Ele alerta “se não me ouvir, estará morta até amanhã de manhã.“. Ela ignora, achando que é um tarado ou maluco (ou os dois), mas guarda um cartão de visitas dele.

Assim que ela se vai, o caçador se vê frente a frente com um anjo caído que, aparentemente quer ajudá-lo a vencer a batalha que tem por vir. Este anjo, Manny é interpretado por Harold Perineau (famoso pelo Michael de Lost), que fará parte do elenco fixo da série. Agora já está mais claro o porquê de seu promissor personagem na recém estreada Z Nation ter tido vida tão curta.

Harold Perineau é o anjo Manny
Harold Perineau é o anjo Manny

Uma amiga e vizinha de apartamento é quem dá carona para Liv. No corte seguinte, descobrimos que esta garota é atacada pelo demônio, que, na verdade, procurava por Liv, mais devido a um ritual de proteção deixado por Chas (Charles Halford) um parceiro de Constantine, ele não consegue atacá-la naquela noite.

No dia seguinte, um novo encontro de Constantine com Liv esclarece o real perigo que a ronda. Ela seria filha de Jasper, amigo já morto do caçador, a quem prometeu protegê-la. Liv fica atordoada, mas assim que um carro do necrotério invade o local onde trabalha e destrói sua mesa, ela toma consciência de que está correndo risco e decide entender o que está acontecendo, sendo levada por Constantine para um antigo refúgio de seu pai, repleto de armas e equipamentos sobrenaturais.

Em outro ponto do piloto, vemos Jeremy Davies novamente na pele de um físico (quem não se lembra do Dr. Faraday, seu importante papel nas últimas e mais loucas temporadas de Lost?). Com medo e raiva do caçador, devido aos acontecimentos do exorcismo que não deu certo e acabou condenando a pequena Astra, ele acaba sendo forçado a ajudá-lo a derrotar o demônio que está perseguindo Liv, o mesmo Furcifer. O físico ajuda a criar uma armadilha para derrotá-lo.

Bom,  aí tem boas cenas de ação que você tem que ver.

Diferenças entre o piloto original e o que foi levado ao ar.

Cena cortada do piloto em que Liv diz que quer ajudar Constantine a combater o mal.
Cena cortada do piloto em que Liv diz que quer ajudar Constantine a combater o mal.
Cena inserida no episódio oficial em que Chas informa o novo destino dado a  Liv
Cena inserida no episódio oficial em que Chas informa o novo destino dado a Liv

As cenas finais foram a mudança mais significativa entre o piloto que vazou na internet há meses e o que foi levado ao ar. No primeiro, Constantine bebe em um bar e é abordado por Liv, agora convencida de que precisa ajudá-lo na sua batalha contra o mal, usando seus poderes recém descobertos. Ela consegue prever ataques demoníacos, através de seu sangue em um mapa. Ele tenta se livrar da garota, que diz que ela não quer ficar segura e sim parar o que está por vir. Ela se estressa e vai embora e o anjo Manny aparece dizendo “Parabéns, você fez ela realmente acreditar que ajudá-lo é uma ideia dela.”. Constantine irônico explica “precisava parecer ideia dela”.

No que foi ao ar oficialmente,  toda essa conversa entre Liv e Constantine no bar foi suprimida e apenas aparece ele dialogando com o seu amigo Chas que lhe explica que a garota resolveu fugir e se esconder e que assim estaria a salvo. Chas devolve ainda o amuleto que ajudou Liv a revelar seus poderes, em um sinal de que possivelmente vai seguir sendo usado pelo caçador, mesmo sem a garota.

E ao final,  foi inserida toda uma cena que não existia no primeiro piloto revelando de costas uma garota que fazia inúmeros desenhos do exorcista.

 

Nova cena final inserida no piloto com a misteriosa desenhista fazendo ilustrações com a cara de Constantine
Nova cena final inserida no piloto com a misteriosa desenhista fazendo ilustrações com a cara de Constantine

Os efeitos especiais do piloto não fizeram feio, mas também não são nada surpreendentes. Cabem bem para a narrativa da série, que promete ser uma boa opção para os fãs de sobrenatural, já que promete trazer figuras clássicas da HQ como o monstro do pântano, além das terríveis criaturas as quais o herói sinistro terá que enfrentar.

Constantine será exibida no Brasil já a partir de novembro pelo canal pago Space.